Painéis solares

Os painéis solares são considerados um enorme avanço tecnológico, mas serão um bom investimento?

Esta é uma solução que nos permite produzir energia a partir de um recurso natural renovável: o sol! O que tem um impacto não só para a carteira dos utilizadores, como para o meio ambiente,

Como funcionam os painéis solares?

De forma a aproveitar a eletricidade para os mais variados usos domésticos, o painel solar conta com um conversor em corrente alternada de um gerador e de um quadro elétrico, este sistema denomina-se de fotovoltaico, cujo principal componente é o silício.

A corrente elétrica criada é encaminhada até ao inversor, cuja função é preparar a energia para ser consumida em casa, nas mais variadas utilizações domésticas.

Exemplos de painéis solares disponíveis no mercado

Existem vários tipos de painéis solares no mercado destinados a diferentes tipos de habitação ou estabelecimentos comerciais.

  • Painel solar fino: Feito a partir de telureto de Cádmio, um material flexível, leve e amigo do ambiente, é mais económico do que os restantes tipos de painéis, mas menos eficiente.
  • Painel solar policristalino: Mais eficiente do que o painel anterior, devido ao material de que é produzido: células solares de silício policristalino.
  • Painel solar monocristalino: Este tipo de painel funciona num espaço de elevada eficiência energética, devido ao elevado teor de pureza do silicone que o constituí.

Preços

Ao adquirir ou comparar preços deste equipamento, deve considerar a dimensão da sua habitação, os gastos energéticos, a energia que pode ser produzida face ao consumo doméstico.

Um sistema completo pode custar entre 400€ para um potência de 200W ou cerca de 3.000€ para uma potência 1.500W.

A instalação tem um custo acrescido que não está incluído nestes valores, mas é fundamental que seja feita por profissionais, de forma a garantir o bom funcionamento do sistema fotovoltaico e a sua segurança.

Uma potência até 200 W não está sujeita a qualquer controlo prévio. Para soluções entre 200 W e 1500 W necessita apenas de efetuar uma comunicação prévia à Direção Geral de Energia e Geologia.

Manutenção

A manutenção do equipamento é ocasional e diz respeito apenas à limpeza da superfície dos painéis, cuja sujidade pode afetar o seu desempenho. Este é um equipamento resistente, que não ocupa muito espaço e com grande autonomia.

Inicialmente, este pode ser um investimento elevado, contudo, em média, poderá compensar em sete anos.

Uma vez que este sistema pode durar entre 20 a 25 anos, podemos concluir que é um bom investimento e que constitui uma valorização do seu imóvel.

Se a sua casa se encontra num local com bastante exposição solar e com muitos dias de sol, este pode ser, um investimento ainda melhor!

Este é um sistema que, além de se refletir na diminuição das despesas correntes, tem ainda um impacto bastante positivo no meio ambiente.

A tecnologia solar fotovoltaica tem sofrido grandes evoluções ao longo dos anos. Este facto confirma-se no melhoramento dos produtos e, consequentemente, na diminuição de custo por watt instalado.

Deste modo, conclui-se que se torna cada vez mais benéfico produzir energia para consumo próprio!

Se necessitar de mais esclarecimentos sobre esta ou outras questões relacionadas com o mercado imobiliário, poderá sempre contactar-nos!

Teremos todo o gosto em acompanhá-lo de forma dedicada neste processo.

Veigas – RELAÇÕES FORTES
www.veigas.eu  | www.relacoesfortes.com