Na hora de comprar casa, várias decisões surgem em cima da mesa, uma delas o local onde viver. Analisando o momento atual e o que se pretende para o futuro, a questão coloca-se: viver no campo ou na cidade? Partilhamos consigo as vantagens e desvantagens de cada uma para que possa tomar a melhor decisão.
Cada vez mais tem se vindo a verificar uma tendência que contraria o que acontecia há muitos anos. As pessoas procuram deslocar-se dos grandes centros urbanos para o campo e a pandemia também contribuiu para isso. Com o teletrabalho, as pessoas podem estar em qualquer parte a trabalhar, juntando o útil ao agradável: estar a trabalhar num local calmo. Será uma tendência que irá continuar? Só o tempo dirá.
Viver na cidade: ter tudo tão perto! (vantagens)
Seja o que for que precisa, desde lazer, saúde, a trabalho e educação, na cidade encontramos tudo de imediato. Ah, e claro, existe muito por onde escolher se estivermos a falar das grandes cidades. Se precisarmos de nos deslocar a algum lugar, as opções de transportes públicos são vários, bem como as vias rodoviárias.
E na cidade: ter tudo tão rápido! (desvantagens)
Estas são algumas das vantagens de viver na cidade, mas a verdade é que tem alguns senãos. O stress é um constante diário! São muitas as pessoas que circulam diariamente na rua e na estrada. Tudo gera ansiedade, irritação e nunca parece existir tempo, porque vivemos sempre a correr. A par disso, verifica-se um elevado nível de poluição. O custo de vida é mais alto, pelo que comprar um imóvel, principalmente nas grandes cidades, também o é. Estás desvantagens desaparecem se pensarmos em viver no campo.
Viver no campo: ter mais qualidade de vida! (vantagens)
A paisagem é única e relaxante, não fosse esse o efeito que a natureza tem em nós. Respira-se ar puro e o stress é substituído pela tranquilidade constante que tantos benefícios nos traz. O custo de vida é bem mais reduzido porque a procura não é tanta. A par disso, melhora a sua alimentação porque pode comprar diretamente aos agricultores ou produzir as suas próprias hortícolas.
E no campo: ter mais distância para percorrer! (desvantagens)
Em contrapartida, as vantagens apontadas para a cidade transformam-se em desvantagens quando se fala em viver no campo. Os serviços são reduzidos e afastados e a deslocação só se faz pelas vias rodoviárias.
Agora qual deles escolher? Na verdade, até nem precisa. Pode muito bem ter a calma do campo próximo de tudo o que precisa da cidade. Existem vários locais no país que proporcionam esta oportunidade, como por exemplo Mafra, Santarém, Alcobaça, Vila Nova de Foz Côa… Agora sim, fica a difícil tarefa de escolher.
Para além da localização, existem outros aspetos que deve considerar antes de comprar casa. Neste sentido, esta decisão pode não ser tão imediata quanto desejável. No entanto, estamos aqui para o ajudar com tudo o que precisar!
Visite o nosso website Veigas Portugal e fique a conhecer as oportunidades de imóveis que temos para si!