A história de Henry Ford empreendedor começa a 30 de julho de 1863, data do seu nascimento, no estado norte americano de Michigan.
Ford revelou-se, desde cedo, um homem das máquinas, começando a sua carreira como técnico de manutenção de motores, na fazenda do seu pai.
Após a morte da mãe, quando tinha apenas 16 anos, Ford começou a trabalhar na Edison Illuminating Company onde evoluiu até chegar a engenheiro-chefe.
Contudo, as suas ambições colocaram-no em caminhos mais prósperos…
Nos tempos livres, dedicava-se a construir, peça por peça, um veículo movido a gasolina. Em 1888, abraçou o sonho de ser fabricante de veículos e demitiu-se do seu emprego.
Instalou a sua primeira oficina nos subúrbios de Detroit, um estabelecimento precário, onde foi produzido um quadriciclo que, embora rudimentar, tinha a particularidade de consumir pouco combustível, fator que atraiu inúmeros compradores.
Ford afirmava: “A minha intenção é produzir um carro grande para levar uma família inteira, mas pequeno para ser guiado e mantido por uma única pessoa”.
Em 1903 foi lançado o “Modelo A” da empresa, agora Ford Motor Co, que tentava padronizar este modelo de 2 ciclindros.
- O Início do Sucesso
O êxito deste modelo foi de tal forma que, para fazer face às encomendas, a empresa começou a produzir 10 unidades por dia!
Mas, a concretização do sonho estava apenas a começar…
Ford comprou as ações dos investidores e começou a produzir apenas um modelo, o icónico “Modelo T”, lançado em 1908, vendido por 850 dólares.
Quatros anos mais tarde, o empresário conseguiu baixar significativamente o preço graças à criação do processo que revolucionou a indústria automóvel:
“A linha de montagem”, que permitia fabricar um veículo em muito pouco tempo.
Para fazer face à concorrência, a Ford Motor Co. adquiriu florestas, minas, linhas ferroviárias e uma frota de navios, tudo para que nenhuma parte da produção dos veículos dependesse de empresas exteriores.
- O Império Ford
Henry contava com 200.000 funcionários que fabricavam 6,000 veículos por dia e ainda, autocarros, camiões e tratores…
Com tantos trabalhadores à sua responsabilidade, Ford sentiu que devia dar-lhes mais condições laborais e revolucionou as leis laborais da época.
Instaurou a redução da jornada diária de trabalho para 8 horas e dois dias de descanso semanais. Afirmava que, desta forma, o desempenho dos funcionários aumentava, sendo por esta razão, uma mais-valia para ambas as partes.
Construiu escolas, hospitais e casas onde os funcionários podiam viver dignamente com as suas famílias.
Ford faleceu em 1947 e deixou um legado que ainda hoje se mantém.
- A Ford Hoje…
Atualmente, a Ford é a quinta marca de automóveis mais vendida na Europa.
Em 2019, a receita da empresa superou os 19 mil milhões de euros.
Emprega cerca de 190.000 pessoas distribuídas pelas mais de 90 fábricas e instalações em todo o mundo.
É da sua autoria a frase “Estar decidido, acima de qualquer coisa, é o segredo do êxito”.
- Um Desafio Para Si…
Se tem perfil de Henry Ford empreendedor e o mercado imobiliário é algo que o atrai, agora pode ser a altura ideal para abraçar este desafio.
Venha falar connosco e comece a construir a sua empresa de sucesso.
Veigas – RELAÇÕES FORTES
www.veigas.eu | www.relacoesfortes.com