Se tem um crédito bancário, está a passar por dificuldades financeiras e não consegue pagá-lo atempadamente é importante que saiba que já existe um conjunto de direitos na lei que visam ajudá-lo a resolver a situação.
O Banco de Portugal apresentou quatro dicas para quem está com este problema. O banco alerta ainda que o atraso no pagamento de prestações de contratos de crédito pode ter consequências graves para toda a família.
1. O primeiro passo a dar se está com dificuldade em pagar as prestações do seu crédito, é informar de imediato a instituição com a qual contratou o crédito.
Pondere com a instituição qual a melhor forma de evitar o incumprimento das obrigações.
2. Se já tiver prestações em atraso, deverá avaliar juntamente com a instituição como pode ultrapassar a situação e se já foi integrado no PERSI. O PERSI – Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento – é um processo que permite que o cliente e a instituição de crédito negoceiem soluções para resolver a situação de incumprimento, evitando o recurso aos tribunais.
A negociação pode ter por base uma redução da taxa de juro, prolongamento do prazo de amortização do crédito, concessão de um período de carência, etc.
Quando é integrado em PERSI, o cliente tem direito a receber um documento que o informe dos seus direitos e deveres no âmbito deste procedimento.
3. Deverá ainda responder a tempo às solicitações da instituição de crédito e colaborar na procura de soluções para a regularização do incumprimento. Ou seja, o cliente deve prestar à instituição de crédito todo o tipo de informação solicitada sobre a sua situação financeira.
Deve, igualmente, responder às comunicações da instituição de crédito e disponibilizar as informações e os documentos que lhe sejam solicitados.
4. Por último, poderá aconselhar-se junto das entidades creditadas pelo Ministério da Justiça para intervir nestas matérias como é o caso da Rede de Apoio ao Consumidor Endividado (RACE) ou o Gabinete de Apoio ao Sobreendividado da DECO (GAS).
No Portal do Cliente Bancário, poderá consultar as entidades da RACE mais próximas de si.
Baseado num artigo da Casa Sapo
_________
Se está numa situação de incumprimento deve agir o quanto antes. Fale connosco e nós teremos todo o gosto em ajudá-lo.
Veigas – Relações Fortes
www.veigas.eu | www.relacoesfortes.com