Ser ou não ser proprietário – eis a questão com que nos deparamos e vale a pena debater. Há vários fatores que devem pesar na tomada desta decisão, como a estabilidade e sustentabilidade financeira e social, a localidade, e o próprio mercado imobiliário. Encontre aqui algumas dicas para ajudá-lo/a na sua escolha entre comprar ou arrendar casa.

ARRENDAR CASA

As vantagens de arrendar

Uma solução para estadias a curto-médio prazo é arrendar uma casa. É a melhor para aqueles que estão ainda a criar a sua estabilidade económica ou que estão ainda à procura do trabalho certo, ou da localidade certa para morarem.

Embora haja quem peça 2 meses de caução ou mais, arrendar uma casa é sempre a solução mais barata a curto prazo. Claro que também depende das condições que o senhorio vá oferecer. Em certos casos, é expectável que o valor da renda seja mais elevado se estivermos a falar de uma casa mobilada e equipada.

E quanto às obras? Ficam por conta do senhorio que deve garantir condições de vida na casa que arrenda. Claro que os arrendatários devem assegurar a manutenção dessas condições, bem como o reparo de qualquer dano por eles causados e a substituição de equipamentos estragados. E no fim do contrato, o senhorio utiliza o valor da caução para esses reparos e outras pequenas obras que resultam do natural desgaste da casa devido à utilização.

Os inconvenientes de arrendar

Há também algumas desvantagens. Em certas cidades, o mercado de arrendamento de casas está saturado, com uma procura tão grande que, em muitos casos, os senhorios pouco se preocupam com as condições que fornecem e não assinam contratos de arrendamento. No entanto, mesmo com contratos, existem várias condicionantes que permitem tanto o inquilino como o senhorio terminarem o contrato.

COMPRAR CASA

O desafio de comprar

Juntar uma entrada para uma comprar uma casa, no atual mercado imobiliário, pode parecer uma tarefa impossível de concretizar de momento.

Dado a crise económica em que estamos a entrar, os bancos começam a exigir entradas maiores dos que procuram comprar casa. Assim sendo, um comprador deve assegurar pelo menos 30% do valor da casa que quer comprar – 20% de entrada e 10% para outros encargos afetos ao processo de empréstimo. Sabemos que parece difícil juntar este dinheiro, mas sabia que 78.3% dos portugueses são proprietários? São estes os números de uma estatística apresentada pela Eurostat para 2021.

Os benefícios de comprar

Uma vez comprada uma casa, beneficia de uma estabilidade incomparável. As amortizações dos empréstimos são mais vantajosas do que as rendas que paga para arrendar uma casa, mesmo com taxa variável. Para além disso tem total liberdade de alteração do interior da sua casa. O exterior pode estar condicionado por condomínios onde pode também tomar uma posição ativa.

Para além disto, qualquer investimento que faça no espaço nunca será perdido, apenas valoriza a sua casa. Para além disso, é um bem imóvel que passará a fazer parte da sua herança. Comprar é a solução a médio-longo prazo para aqueles que procuram estabilidade.

Quer esteja à procura de uma solução para agora ou de uma solução para o futuro, ou seja, comprar ou arrendar casa, os profissionais da Veigas têm as ofertas que procura e estão prontos a ajudá-lo encontrar o seu espaço. Visite o nosso website para descobrir as oportunidades que temos disponíveis!