Ao longo dos anos, devemos investir em pequenas obras, seja para nosso conforto como para garantir a sustentabilidade da casa. A consequência positiva da decisão de irmos mantendo a casa desta forma é que estamos também a valorizar o nosso imóvel, por isso, quer tenha interesse em manter a sua ou em prepará-la para uma venda com sucesso, deixamos aqui algumas dicas para si.
1. Valorizar o exterior do imóvel
Antes de nos focarmos no que o seu imóvel tem para oferecer, devemos pensar na sua apresentação, naquilo que se vê por fora. O que deve verificar?
- Paredes exteriores da sua casa: Ficam sujeitas ao vento e às chuvas, por isso, naturalmente, será necessária uma pintura nova.
- Jardim: Aproveite para plantar relva e flores, colocar umas pedras para definir zonas e criar um lugar limpo e estético. Tente manter o espaço aberto de muito barulho visual.
- Hall de entrada de um prédio: Procure criar é um espaço bem iluminado, limpo e tratado.
- Telhado: Se o seu telhado já ajuda com o controlo da temperatura na sua casa, veja só se existem telhas partidas a precisar de substituição. Afinal, a última coisa que queremos é chuva a entrar na sua casa.
Tenha em atenção que, em alguns casos, é necessário pedir licença para obras.
2. Eficiência energética em destaque
Há quem diga que estamos a viver a década da sustentabilidade. Com objetivos definidos pelas Nações Unidas a olhar para as condições das casas privadas e como torná-las mais eficientes, esta é a altura ideal para averiguar se as suas janelas, estores e portas deixam o ar passar.
Idealmente, devemos procurar ter uma casa devidamente isolada para podermos melhor controlar o ambiente que criamos nela. As janelas de vidro duplo têm uma dupla função de isolar também o som. Quer mais pontos positivos? Porque a temperatura na sua casa ficará mais controlada, irá usufruir de uma fatura da eletricidade mais baixa porque pode deixar o aquecedor e a ventoinha arrumados nas suas caixas.
E ainda no tópico da sustentabilidade, que tal pensar numas soluções verdes para a sua casa? Em voga está a instalação de painéis fotovoltaicos, também conhecidos por painéis solares. Que mais soluções verdes encontra para reduzir a pegada ambiental da sua casa?
3. Valorizar o interior do imóvel
Está em casa? Olhe à sua volta. Está à espera de que digamos que deve pintar as paredes, fazer uma pintura de manutenção e até mudar as cores para tons leves e limpos. Está correto, mas olhe com mais atenção. Os interruptores e as tomadas, precisam de ser renovados? E as ligações elétricas das luzes, estão arrumadas? Por falar em luzes, está a usar luzes de led?
3.1 Luz
Uma vez que a luz é um aspeto muito importante da sua casa, considere dois pormenores. Primeiro, devemos procurar ter uma casa que recebe uma boa luminosidade natural. Segundo, devemos procurar usar lâmpadas de led, que têm um menor consumo de eletricidade, e com os tons corretos para cada espaço da sua casa. Por isso, considere:
- Espaço mais funcional deve ter luz branca ou neutra;
- Espaço de lazer deve ter uma luz mais amarela e acolhedora.
Se tem interesse em criar luz de ambiente, pense em formas criativas de instalar bandas de led com cor num sítio onde tenha efeito, mas em que a banda fique escondida. Um teto falso com abertura no perímetro permite este tipo de efeito.
3.2 Chão
Quanto ao chão, um investimento barato, e em voga no mercado, é instalar chão flutuante. Fácil de instalar e substituir, estético e ainda tem o benefício de ajudar mais com o controlo da temperatura na sua casa. Mas, claro, se mora em zonas com um clima mais árido e quente, deve ponderar ter chão de cerâmica ou azulejos para ajudar a manter a sua casa fresca.
3.3 Arrumação
Há só mais uma coisa: arrumação. Todas as pessoas têm interesse numa casa com bons espaços de arrumação que faça maior proveito do espaço sem o ocupar em demasia. A sua casa precisa de mais espaços de arrumo? Então olhe para os oito cantos das divisões antes de decidir que tipo de solução será a mais adequada.
4. Criaturas de hábitos
Como é que uma casa se transforma num lar? Ao longo do tempo, nós personalizamos os espaços onde vivemos para nos sentirmos mais acolhidos e seguros, mas também nos vamos adaptando ao espaço que temos. É normal termos aquela gaveta na cozinha que tem um jeito para fechar, ou a porta que tem um truque para abrir. São aquelas pequenas coisas que vamos dizendo que um dia vamos resolver, mas que nunca chegamos a elas porque estamos ocupados. Se está à espera de um sinal para tratar dessas coisas, é este o seu sinal.
5. Obras maiores para valorizar o imóvel
Há duas zonas na sua casa que convém serem atualizadas e que carecem de obras um pouco maiores: a cozinha e a casa de banho. São obras que requerem um maior investimento e mais tempo, por isso certifique-se que tem tudo em ordem para se aguentar durante o período das obras.
É importante mantermos o conforto e a eficiência da casa, tanto para a nossa estadia como para a sua venda. Quando for altura de vender, contacte a Agência Veigas mais próxima de si e fale com um dos nossos profissionais.