Já pensou em ter uma casa sustentável? Agora é o momento ideal. E sabe como?
O mundo à nossa volta está a progredir e a tecnologia a evoluir dia após dia. Face aos problemas ecológicos presenciados ao longo deste século, torna-se fulcral dar uso às novas tecnologias para combatê-los.
O 11º objetivo da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, apresentado pela ONU, aponta para a necessidade de criar cidades e comunidades sustentáveis. Mas como é que podemos traduzir isso para as nossas casas e as nossas vidas? Deixamos aqui algumas dicas para começar aplicar agora mesmo e tornar a sua casa mais sustentável!
Dicas para uma casa sustentável
1. Maior nem sempre é melhor!
Se está a pensar em comprar casa, considere procurar uma com área útil mais reduzida, mas dentro das suas necessidades de arrumação. Um espaço mais pequeno irá consumir menos energia e irá necessitar de menos recursos para ser mantido, para além de ser mais rápido de limpar! Lembre-se, poupar no tamanho é poupar no dinheiro.
2. Trocar as lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED.
Podem parecer mais caras, mas o seu baixo consumo de energia e a sua longa vida útil vão apresentar enormes poupanças para si e para o nosso ecossistema. Melhor ainda será aproveitar a iluminação natural ao máximo.
3. Aproveitar o telhado.
Se vive num local com muita exposição solar, considere instalar painéis solares e um sistema fotovoltaico para transformar todo esse sol em energia. No entanto, se a sua casa fica muito quente, considere instalar um telhado verde! O ar limpo, a redução de temperatura e o reaproveitamento da água da chuva são apenas alguns dos benefícios associados. Contacte um especialista, pois o telhado deve ser devidamente preparado para a instalação destas estruturas.
4. Reduzir e reaproveitar a água.
Algumas casas de banho já vêm equipadas com um sistema de reaproveitamento da água do banho para o autoclismo da sanita. Também é possível instalar sistemas que recolhem e filtram a água da chuva para consumo seguro.
5. Investir em equipamentos de classe energética elevada.
De acordo com a Comissão Europeia, Portugal ocupa o 8º lugar no preço de energia, rondando os 20 cêntimos por kWh. Por isso, gaste um pouco mais nos seus eletrodomésticos e colha os benefícios de uma conta de eletricidade mais baixa ao final de cada mês.
Sabia que, devido ao clima favorável, Portugal é o local ideal para explorar e criar habitação sustentável? Basta encontrar o projeto ecológico ideal para si com a ajuda dos nossos profissionais. Contacte a agência Veigas mais próxima de si!