As casas modulares são um nicho de mercado que tem vindo a crescer…
Numa época de elevado crescimento imobiliário e o preço cada vez mais elevado dos imóveis (na compra e arrendamento), construir uma casa própria, num terreno previamente selecionado, de acordo com as necessidades e desejos dos futuros proprietários, parece ser a opção cada vez mais apelativa.
Mas, o que são casas modulares?
Consistem em vários módulos pré-construídos numa fábrica especializada e certificada, com recurso a materiais naturais e ecológicos como, por exemplo, a madeira e o vidro.
De seguida, os módulos são transportados até ao terreno – previamente selecionado e adquirido pelos proprietários – onde será realizada a montagem e os acabamentos finais.
As casas modulares são equipadas com eletricidade e saneamento. O único aspeto que difere estas casas das tradicionais é o tipo de construção. Apesar desta modalidade de construção não ser tão vulgar quanto a tradicional, isto não se traduz em falta de segurança ou desempenho energético.
O isolamento térmico e acústico é feito em fábrica e, tal como as construções comuns, as casas modulares são submetidas a rigorosos testes e obrigadas a obedecer a regras de elevado rigor.
Principais vantagens
– Tempo de construção reduzido
O tempo expectável de construção de uma casa tradicional é de um ano. Nas casas modulares consoante o tipo de casa escolhido, é possível ter uma casa pronta a habitar num espaço de três a seis meses.
A que se deve esta redução de tempo? As casas são construídas em fábricas especializadas e cada construtora disponibiliza alguns modelos, sendo que, esta opção diminui contratempos que possam surgir aquando da montagem dos módulos.
– Qualidade dos materiais
A empresa deverá esclarecer todas as questões e desmistificar as vantagens de cada material utilizado na construção.
A durabilidade destas casas, com as devidas obras de manutenção e conservação, varia entre os 50 e os 70 anos, por isso, escolher corretamente os materiais pode representar uma maior durabilidade.
– Personificação
Quer diminuir o tamanho da sua casa? É possível. A família vai aumentar? A casa pode crescer com ela.
De qualquer forma, deve verificar se, na Câmara Municipal, existem licenças para as alterações numa casa modular.
Quais as desvantagens?
Este é possivelmente o maior problema que os compradores enfrentam:
– Crédito à habitação e/ou contratação de seguros.
As entidades bancárias continuam a levantar algumas questões relativamente a este tipo de construção, apesar do número de interessados estar a aumentar. Em Portugal, já existem algumas entidades bancárias que aprovam o crédito para este fim.
A mesma situação se verifica em relação aos seguros das habitações. Apesar de não serem tão fáceis quanto os relativos a uma construção tradicional, já há seguradoras que oferecem este tipo de soluções.
Onde construir
“As casas não se constroem pelos telhados” por isso, antes de iniciar este processo é crucial encontrar um terreno adequado a este tipo de construção. Este deve ser previamente preparado antes do transporte e montagem dos módulos.
A localização, a exposição solar, os acessos e o espaço exterior são alguns dos aspetos que deve ter em conta na escolha do terreno, onde irá ficar a sua casa.
Aconselhar-se sobre as características ideais do terreno para a construção do seu imóvel é fundamental. Prefere um terreno inserido num espaço verde? Prefere uma zona tranquila? Privilegia a proximidade a bens e serviços?
Os nossos Agentes terão todo o gosto em aconselhá-lo e acompanhá-lo no processo da escolha do terreno onde irá assentar a casa dos seus sonhos.
Consulte a Agência Veigas mais perto de si!
Veigas – RELAÇÕES FORTES
www.veigas.eu | www.relacoesfortes.com