A decisão de se lançar sozinho num projeto profissional e criar o seu próprio negócio pode ser intimidante, sobretudo se não tem experiência e/ou se os recursos forem limitados.
E o desafio não se esgota no momento em que é tomada a decisão, pelo contrário, todos os dias se apresentam novos problemas que exigem assertividade e rapidez nas decisões a tomar.
Criar o seu próprio negócio pode ser um processo sinuoso, mas não é impossível e os resultados podem ser muito satisfatórios.
Por isso, não baixe os braços e tome nota de algumas dicas que o vão ajudar:
1 . Seja paciente, mas não perca tempo.
Qualquer negócio demora a crescer e podem ser precisos anos até que o negócio se torne lucrativo. Não deixe para começar amanhã.
2. Controle as suas expectativas.
Pode idealizar uma vida sem horários de trabalho, sem chefe e com muito dinheiro mas, quase sempre, isso exige muito trabalho e empenho até lá chegar.
3 – Reconheça o seu perfil como empreendedor, perceba qual a opção que melhor se ajusta e o nível de risco que está disposto a assumir.
Posto isto, pode optar por uma iniciativa própria ou por uma alternativa que lhe permita iniciar num negócio já estruturado, como é o caso da VEIGAS.
4. Seja flexível.
Como pilar, o seu negócio deve refletir aquilo em que acredita, mas esteja disposto a ajustá-lo as vezes que sejam necessárias.
5 – Rodeie-se de bons parceiros.
O caminho trilhado sozinho é mais difícil de percorrer. Partilhe ideias e desafios com pessoas que têm o mesmo mindset.
6 – Diferencie-se.
Identifique uma necessidade existente e vá ao seu encontro. Conheça o seu público-alvo, o segmento de atuação e distinga-se da concorrência.
7 – Crie o seu espaço no mundo virtual, invista num website próprio e marque presença nas redes sociais.
Para ser reconhecido de forma imediata crie uma identidade visual para o seu negócio ou associe-se a uma marca já estabelecida.
8 – Um passo de cada vez.
Tome decisões de acordo com o momento do negócio, Crescer, aumentar a estrutura de pessoal ou mudar de instalações são ações a tomar apenas quando o negócio o permitir e “exigir”.
E, por fim, afaste medos e hesitações. Não tenha medo de arriscar.
Se um dos seus objetivos passa por ter um negócio próprio, livre e com baixo investimento financeiro, então fale connosco e venha descobrir como pode fazer parte da nossa rede!
Trata-se de uma atividade autónoma e independente, ótima para quem quer ser empreendedor e gerir o seu próprio negócio e que não implica direitos de entradas onerosos.
Veigas – Relações Fortes
www.veigas.eu | www.relacoesfortes.com