É empreendedor e apaixonado por cavalos, automóveis e pintura.

A qualidade que mais aprecia é a honradez e o que menos suporta é a mentira.

O têxtil fez-lhe a fortuna.

Vamos falar-lhe de Amancio Ortega.

O nome talvez não lhe diga muito, mas Amancio Ortega é a cabeça de um negócio com sucesso a nível mundial de um grupo que comporta marcas como a Zara, Massimo Dutti, Oysho, Stradivarius, Bershka e Pull & Bear.

Se poucos sabem o seu nome, muito menos saberão dos detalhes da vida do empreendedor.

Nasceu em 1936 e as suas origens eram humildes. Teve de deixar de estudar aos 13 anos e começou a trabalhar desde cedo.

Sentiu-se impotente, quando ouviu dizerem à sua mãe, na mercearia local, que não podiam continuar a vender-lhe fiado. Ou seja, naquela mesma noite, já não teriam jantar.

Foi aquele o momento, em que Amancio Ortega percebeu a real dimensão dos problemas financeiros dos seus pais e foi também aí que jurou que “a sua família nunca mais passaria fome.”

Aos 14 anos já estava empregado como estafeta da camisaria Gala, e aos 17 passou a comercial na empresa de confeções La Maja. A sua natureza empreendedora rapidamente começou a destacar-se.

Em 1963, graças a um pequeno empréstimo, Amancio Ortega, Rosalía Mera (que havia de tornar-se a sua primeira mulher), Antonio Ortega, Pepita e José Caramelo criam a GOA Confecciones – que seria o princípio do seu império.

O negócio foi crescendo e em 1975 abre a primeira loja Zara, na Corunha.

Em 1988, com a abertura de uma Zara no Porto, inicia a sua expansão internacional. Hoje, encontra-se presente em mais de 80 países.

Em 2001 a Inditex entra em bolsa, sendo atualmente conhecida como o maior grupo têxtil do mundo.

É um homem discreto e reservado. Durante muitos anos não deu entrevistas e havia uma única fotografia sua autorizada.

E só em 1999 é que essa foto surgiu, ao ser publicada na primeira memória oficial da Inditex.

Até então, o rosto do homem que criou o império têxtil e que o tornou num dos mais ricos do mundo era do desconhecimento público.

Através da sua Fundação Amancio Ortega, promove todo o tipo de atividades no domínio da investigação, educação e ciência – doou, em 2012, 20 milhões de euros à Cáritas.

Amancio Ortega um dia parou, jurou que a sua família nunca mais passaria fome, descobriu o seu rumo e hoje é um dos homens mais ricos do planeta.

Um homem que continua com um sonho por realizar: viver num mundo sem fome…

Deixe–se inspirar por esta história… e se é empreendedor e um dos seus sonhos passar por encontrar uma profissão que lhe garanta independência financeira, liberdade de horário e formação contínua, não deixe de nos contactar.

Vamos certamente ajudá-lo a construir a sua história para mais tarde recordar e de um sonho tornado realidade!

Veigas – RELAÇÕES FORTES
www.veigas.eu | www.relacoesfortes.com