Seguros no Crédito à Habitação – Quais são os obrigatórios?
Os seguros associados ao crédito à habitação podem criar algumas confusões.
Por vezes não fica claro quais são obrigatórios, se é necessário serem renovados ou em que é que consistem.
Neste artigo, iremos abordar este tema ,de forma a que todas as questões mencionadas fiquem esclarecidas.
Quando decidimos avançar para a compra de uma casa, muitas vezes, decidimos contratualizar um empréstimo bancário para podermos avançar para a compra.
Juntamente com o crédito à habitação, o banco irá requerer que formalize seguros que irão proteger o valor emprestado e o imóvel adquirido.
Estes seguros servirão para que, em caso de alguma infelicidade, tanto a instituição credora como o seu beneficiário, possam estar protegidos.
Existem dois seguros obrigatórios na contratualização do seu crédito à habitação: o Seguro de Vida e o Seguro Multirriscos
Seguro de Vida
O Seguro de Vida garante que, em caso de morte ou de invalidez do/s segurado/s, o valor remanescente em dívida fica coberto pela seguradora.
O valor do seguro de vida deverá ser idêntico ao valor do crédito. Desta forma poderá cobrir a liquidação do valor em falta em caso de algum infortúnio.
A renovação do seguro é feita anualmente, por norma, numa data previamente estipulada dando por término o contrato quando termina de pagar o seu crédito à habitação.
Seguro Multirriscos
O Seguro Multirriscos irá proteger a sua casa se acontecer alguma situação que possa levar a que a estrutura ou o seu interior fiquem danificados.
O seguro multirriscos apresenta algumas particularidades. É comum pressupor que inclui não só a cobertura da estrutura da casa como também o recheio da mesma. No entanto nem sempre é verdade.
Por norma, os seguros multirriscos standard apenas irão cobrir a estrutura em caso de incêndio, inundações, tempestades ou problemas elétricos, por exemplo.
Caso pretenda reforçar a sua segurança, poderá subscrever coberturas adicionais que garantem a cobertura do recheio da casa ou a reparação de alguns dos seus eletrodomésticos.
Em caso de roubo ou furto, com uma proteção mais extensiva do seguro multirriscos, ficará com o valor dos bens que possui dentro de sua casa assegurado.
O valor do capital deve segurar o valor total da reconstrução do imóvel.
Portanto, em caso de realizar algum tipo de obras ou alterações no seu edifício deve atualizar o valor do seguro para que se adapte ao valor com as melhorias feitas.
A renovação do seguro é feita de forma automática podendo haver, consoante a seguradora parceira, diferentes prazos de renovação: mensal, trimestral, anual, etc.
Recomendamos que possa verificar as alternativas de seguros de 2 em 2 anos, de forma a poder atualizar a sua situação e tirar o maior benefício monetário.
Para terminar, queríamos também deixar-lhe presente o facto de não ser obrigatório fazer a subscrição destes seguros com a entidade bancária que lhe garante o crédito à habitação.
Conforme as suas necessidades e preferências pode escolher formalizar a contratualização dos seguros com uma entidade exterior às afiliações do banco com quem fez o crédito.
Na Veigas, podemos ajudá-lo a escolher as melhores opções de casa, crédito e seguros.
Se está à procura de casa, teremos todo o gosto em acompanhá-lo.
Não hesite e contacte-nos!
VEIGAS – Relações Fortes
www.veigas.eu | www.relacoesfortes.com