Quando é que foi a última vez que organizou a sua despensa? Mesmo sendo o espaço menos visto da sua casa, todos nós gostamos de ter uma despensa organizada. Mas à medida que vamos arrumando as compras do dia-a-dia é normal haver falta de espaço aqui ou ali e irmos colocando alguns artigos indevidamente. Para além de tornar artigos difíceis de encontrar, este tipo de gestão da sua despensa pode criar desperdício alimentar. Para combater estes problemas, siga as nossas dicas para como organizar a sua despensa.
Dicas para organizar a despensa
1. Separe os artigos em grupos
Comece por ver quantas prateleiras tem, as suas dimensões, a sua estabilidade e a sua acessibilidade. Tal é necessário para que tenha uma melhor noção de onde cada artigo deve ir.
Em seguida, separe os artigos por grupos. Estes grupos devem ser designados pelos seus gostos pessoais bem como a disposição de despensa que tem ao seu dispor. Algumas divisões mais comuns são separar artigos para confeição de doces, massas e arroz, e enlatados. Dependendo dos artigos que colocar na despensa, poderá ter mais ou menos grupos e poderá subdividir esses mesmos grupos.
Duas notas importantes:
- Coloque sempre os artigos mais pesados em baixo e os mais leves em cima;
- Deixe os artigos mais usados na prateleira mais acessível, independentemente do grupo do artigo.
2. Faça uma lista de compras
Fazer listas de compras permite poupar dinheiro e poupar no desperdício. Sendo a despensa um lugar escondido, é fácil esquecermos que artigos ainda lá temos.
Em vez de comprar aquela lata de atum ou pacote de farinha que acha mesmo que precisa, faça uma lista com os artigos que vão faltando assim que acabam ou quando sentir falta deles. Aconselhamos a fazer esta lista no seu telemóvel para que não se esqueça do papel em casa. E caso divida as compras com um parceiro, que tal um documento Word partilhado online?
3. Organize por validade
Se porventura trouxer a lata de atum das compras só para descobrir que afinal ainda tinha na despensa, organize o artigo por data de validade com o que acaba mais cedo por cima ou à frente. Isto pode ser muito trabalhoso com artigos que gosta de ter em grandes quantias na sua casa, mas se tem em grandes quantias é sinal que usa muito, e por isso organizar por validade é indiferente, ou então esqueceu-se que já tinha. A lista pode evitar a acumulação, mas, já que se esqueceu, organize por validade.
4. Isole bem os artigos
A maior parte dos artigos, especialmente alimentícios, deve ser guardado em locais frescos, mas devemos de ter em atenção a embalagem em que estão. Com alimentos em frascos, latas e plásticos, deve verificar que os mesmos estão bem selados. Os alimentos comprados em embalagens de cartão ou papel, como é o caso da farinha, devem ser transferidos para uma embalagem que isole bem. No entanto, não deve fazer o mesmo com produtos perecíveis.
5. Produtos perecíveis
Já se perguntou porque é que as cebolas vêm naqueles sacos de rede? Vegetais e frutas devem arejar porque produzem etileno, um gás que libertam enquanto amadurecem e que afeta o processo de amadurecimento dos alimentos à sua volta. A banana é conhecida por libertar este gás em maiores quantias, por isso se quiser amadurecer outra fruta rapidamente, a banana é a melhor parceira num saco fechado. Caso contrário, deixa a sua fruta respirar.
Gostou destas dicas? Então comece já hoje a organizar a sua despensa!